O que é Odontopediatria?

Da recepção à área de atendimento clínico, a Amar Odontopediatria oferece um tratamento diferenciado para os jovens clientes. A espera eventual se transforma em momento de diversão com jogos e o atendimento odontológico especializado transforma a cadeira do dentista em uma aventura infantil em busca da saúde.

Existem muitos cuidados que devem ser tomados com os dentes da criança desde os primeiros meses. Esses cuidados são essenciais na prevenção de problemas futuros. Veja no ciclo dentário abaixo os principais cuidados em cada etapa da infância.

Ciclo Dentário

Até 6 meses
O aleitamento materno é muito importante para que o desenvolvimento da arcada dentária e das funções mastigatórias seja satisfatório. Bicos e chupetas devem ser ortodônticos. Como a criança ainda não tem dentes, é necessário limpar a gengiva para eliminar depósito de alimentos e prevenir instalação de doenças na mucosa bucal do bebê.

De 6 meses até 3 anos
Começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Evite adicionar açúcar aos alimentos. Nunca deixe a criança dormir com a mamadeira na boca. Use pasta dental sem flúor. Por volta do primeiro aniversário, em que já estão presentes os primeiros dentinhos é o melhor momento para agendar a primeira consulta ao odontopediatra. Esta é a hora de combater o uso de chupetas, dedo na boca e mamadeira!

De 3 até 6 anos
Continue a usar pasta dental infantil sem flúor.. Leve a criança ao odontopediatra para avaliar o formato das arcadas e o posicionamento dos dentes. Avalie a necessidade de um fonoaudiólogo. Nesta faixa etária, as crianças caem muito. Por isso, em caso de trauma, é sempre bom levar ao dentista. Os hábitos alimentares começam a mudar devido a

socialização da criança (escolas, festas etc.) É importante verificar onde encontram-se os riscos para eliminá-los e evitar a instalação de cárie e gengivite também nesta etapa!

De 6 até 12 anos
Começa a troca dos dentes de leite. O primeiro molar permanente erupciona sem a queda de um dente de leite. Deve-se evitar lanchinhos entre as refeições. A criança começa a escovar os dentes tendo a supervisão de um adulto. Não deixe de visitar o dentista três vezes ao ano, de 4 em 4 meses.