Especialista e Mestre em Odontopediatia

Dra. Marcia Amar – CRO.SP 42-907
Especialista e Mestre em Odontopediatia

 

A gravidez é uma etapa maravilhosa na vida de qualquer mulher! Quanto mais cuidados adotados nesta fase, melhor para a gestante e seu bebê! Veja algumas dicas fundamentais para a manutenção ao da saúde de dos dois nesta fase!

 

A gestação é um período cheio de mudanças para a mulher. Não deixe de realizar a higiene bucal fazendo uma adequada escovação dental, uso de fio dental e enxaguantes indicados para esta fase. A saúde bucal da gestante esta diretamente relacionada à saúde do bebê.

 

        * Gengivite! Perigo! – Durante a gravidez, devido alterações hormonais, pode ocorrer a chamada Gengivite Gravídica, inflamação exacerbada dos tecidos gengivais que envolvem os dentes, gerando intensos sangramentos , às vezes até de forma espontânea. Se isso acontecer, vá ao dentista para ser tratada e abuse da higiene bucal. Já esta comprovado que infecções crônicas podem levar a ocorrência de nascimento pré-maturo do bebê!

 

        * Visite seu dentista – Na gravidez, não deixe de fazer uma consulta ao dentista. Neste momento é importante eliminar focos de infecção, que podem ocorrer por desenvolvimento de cárie ou doenças de gengiva.

 

        * Laser Odontológico – Finalmente foi desenvolvido aparelho de Laser de Alta Intensidade para uso odontológico que deve ser utilizado em gestantes para melhora da sua condição bucal e para preservar a saúde do bebê . Aplicando-se o Laser entre a gengiva e dente, remove-se focos bacterianos e previne-se aparecimento de doenças indesejáveis. É indolor, de fàcil aplicação e sem contra indicação de uso nesta fase tão delicada.

 

        * Alimentação – Faça uma alimentação equilibrada e bem nutritiva. Evite ficar “beliscando” durante o dia todo. Desta forma reduz-se a chance de doenças bucais e garante-se a boa formação dos dentes do bebê.

 

        * Açúcar! Cuidado! – Quanto mais frequente a ingestão de açúcar na gestação, maior o risco da mãe desenvolver cárie e gengivite. Além disto, a partir do quarto mês de gestação, o bebê tem inicio do desenvolvimento de seu paladar . Pesquisas realizadas citam que quanto mais frequente a ingestão de açúcar pela mãe, durante a gravidez, maior será o estimulo ao doce ao bebê e, desta forma, mais tarde, estas crianças terão mais vontade de ingerir alimentos açucarados em sua dieta.

 

        * Amamentação – Amamentar nem sempre é fácil e natural. Algumas gestantes precisam se preparar para esta etapa antes do nascimento do bebê. Podem ter o bico do peito invertido ou não tão desenvolvido para realização desta tarefa. Existem também profissionais especializadas em fazer o preparo necessário para o sucesso desta etapa.

 

        * Consulte o odontopediatra – Você sabia que a cárie e a doenças de gengiva são transmissíveis? Isto mesmo! Podem passar de mãe para filho!

Atualmente a prevenção de doenças dentárias ao bebê tem inicio na gestação. Para saber como fazer isto, procure um odontopediatra que faça atendimento a bebês. Ele deve dar orientação precoce à gestante quanto aos cuidados a serem adotados por ela na gravidez e para o bebê,antes e após o seu nascimento. Desta forma, evita-se diversas doenças e mantém-se sua saúde tão valiosa.

 

        * Higiene bucal do bebê – Os cuidados com a higiene bucal do bebê devem ser iniciados com seu nascimento. Existe no mercado produto de higiene bucal desenvolvido especialmente para se promover a higiene bucal do bebê após a mamada, quando ele regurgitar e antes dele dormir. O produto deve ser livre de flúor, podendo ser ingerido sem provocar intoxicação ao bebê. Já ponha este ítem na lista de compras do bebê para iniciar este hábito desde o inicio da vida dele!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

*